A questão sobre como aquelas pessoas, que pela autoridade divina
devem ser revestidas com poder, são indicadas, segundo Calvino não
pode ser assegurado semelhantemente para todas as pessoas e para
todos os tempos. E, contudo, ele não hesita em afirmar, num sentido
ideal, que as condições mais desejáveis existem onde o próprio povo
escolhe seus próprios magistrados. Onde existe uma condição como esta,
ele conclui, o povo deveria agradecidamente reconhecer nisto um favor
de Deus, precisamente como tem sido expresso no preâmbulo de mais de
uma de suas constituições; - “Graças ao Deus Todo-Poderoso que deu a
nós o poder de escolher nossos próprios magistrados.” Em seu
Comentário sobre Samuel, Calvino entretanto admoesta tais povos: “E
vós, Ó povos, a quem Deus deu a liberdade de escolher seus próprios
magistrados, cuidem-se de não se privarem deste favor, elegendo para a
posição de mais alta honra, patifes e inimigos de Deus.”
Posso adicionar que a escolha popular é bem sucedida,
naturalmente, onde nenhum outro governo existe, ou onde o governo
existente se enfraquece. Onde quer que novos Estados tem sido
instituídos, exceto pela conquista ou pela força, o primeiro governo
sempre tem sido instituído pela escolha popular; e assim também onde a
mais alta autoridade tem caído em desordem, quer pelo desejo de uma
fixação do direito de sucessão, quer através de revolução violenta,
sempre tem sido o povo que, através de seus representantes, reivindicou
o direito de restaurá-lo. Mas com igual resolução, Calvino afirma que
Deus tem o poder soberano no modo de administração de sua
providência, para tirar de um povo esta condição mais desejável, ou
nunca concedê-la absolutamente quando uma nação é inapta para ele,
ou, por seu pecado tem sido completamente privada da bênção. (Abraham Kuyper - Calvinismo pag, 100)
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AVISOS IMPORTANTES
- Balba's
- Caucaia, Ceara, Brazil
- Quem somos? Somos Cristãos, calvinistas e bíblicos. Fazemos coro com aqueles que olham com reserva para as novidades surgidas principalmente entre os neo-pentecostais que têm deturpado os ensinamentos bíblicos reformados com a inclusão da filosofia humanista da confissão positiva, a rarefação da soberania de Deus com as orações de decreto, a ousadia da teologia da prosperidade que institui o comércio da fé, a afronta à doutrina da graça com o estabelecimento do mérito humano através de rituais e correntes, a retirada do sermão como centralidade do culto transformando-o num programa de entretenimento, a quebra contínua de maldições de quem já recebeu a graça da cruz, a supremacia dos sentidos e das emoções em detrimento da ética cristã, a ausência de boa hermenêutica na leitura e entendimento do sagrado livro entre outras questões. Nossa confissão de fé é o Catecismo Maior e o Breve de Westminster.
quinta-feira, 21 de abril de 2016
O Calvinismo Operou Transformações Sociais
Isto não resultou de inveja. Não era o homem de estado
inferior que reduziu seu superior a seu nível, a fim de usurpar o lugar
superior, mas sim todos os homens ajoelhando-se em aliança aos pés do Santo de
Israel. Isto explica o fato de que o Calvinismo não fez uma súbita ruptura com
o passado. Assim, como em seu estágio primitivo, o Cristianismo não aboliu a
escravidão, mas o minou por um julgamento moral, desta forma o Calvinismo
permitiu a continuação provisória das condições de hierarquia e aristocracia
como tradições pertencentes à Idade Média. Não fez a acusação contra Guilherme
de Orange de que ele era um príncipe de linhagem real; isto pelo contrário, o
fez ser mais honrado. Mas, internamente, o Calvinismo tem modificado a
estrutura da sociedade, não pela inveja de classes, nem por um apreço indevido
pela possessão do rico, mas por uma interpretação mais séria da vida. Através
de um melhor trabalho e um desenvolvimento superior do caráter das classes
média e trabalhadora têm levado ao ciúmes a nobreza e os cidadãos mais ricos.
Olhar primeiro para Deus, e então para a pessoa do próximo era o impulso, o
pensamento e o costume espiritual ao qual o Calvinismo deu entrada. E deste
santo temor de Deus e desta posição unida diante da sua face, uma idéia democrática
mais santa tem se desenvolvido, e tem continuamente ganho terreno. Esta
conclusão tem sido produzida, acima de tudo, pelo companheirismo no sofrimento.
Quando, embora leal à fé romanista, os duques de Egmont e de Hoorn subiram o
mesmo cadafalso sobre o qual, por causa de uma fé mais nobre, o trabalhador e o
tecelão tinham sido executados, a reconciliação entre as classes recebeu sua
sanção naquela morte amarga. Por sua perseguição sanguinária, Alva a
Aristocrata, promoveu o desenvolvimento próspero do espírito de democracia. Ter
colocado o homem em uma posição de igualdade com o homem, é a glória imortal
que pertence incontestavelmente ao Calvinismo. A diferença entre ele e o sonho
selvagem de igualdade da Revolução Francesa é que, enquanto em Paris foi uma
ação de comum acordo contra Deus, aqui, todos, rico e pobre, estavam sobre seus
joelhos diante de Deus, consumidos com um zelo. (Abraham Kuyper - Calvinismo, pag. 36)
MENOS PARTIDARISMO E MAIS DISCIPULADO BÍBLICO.
A Igreja Presbiteriana do Brasil, desde 1964 possui um lastro de resoluções que reiteram a posição oficial da igreja contrária ao comunismo. Apesar da clareza da igreja, assumi uma postura de tolerância e respeito, sobretudo com os meus irmãos, que por uma falha no discipulado na igreja local e na formação teológica ministerial não conseguem ver a incompatibilidade da visão de mundo cristã com os projetos políticos que levam em conta a estrutura de mundo do marxismo.
Contudo, o que me dá mais tristeza no coração é que alguns dos meus irmãos, e inclusive colegas de ministério, são repreendidos por seus pares por apoiarem a posição oficial da IPB. São taxados abertamente como religiosos, fundamentalistas e obscurantistas. Não tenho dúvidas que essa postura reflete os resquícios da teologia latino-americana protestante e da teologia da libertação católica dos anos 70 e 80. Lamentavelmente um erro no discipulado e na formação teológica pode ser fatal para toda uma geração de crentes. Uma vez abandonados os fundamentos confessionais, era de se esperar lentes mais progressistas fossem assumidas.
Apesar disso, é preciso ter coragem para perseverar na verdade. É preciso manter a serenidade nesse momento e focar no diálogo que compreende a exortação mútua. Nem mesmo os cristãos escapam da tentação de olhar para o Egito. Por isso, mais do que nunca se faz necessário retomar a leitura da Palavra de Deus como lente para leitura do mundo ao nosso redor. Nossa unidade deve pautar na Palavra de Deus. Já é hora de tomar um rumo diferente. Já passou da hora de entender que precisamos de mais discipulado bíblico e menos partidarismo.
No amor de Cristo,
Pr. Macena
Contudo, o que me dá mais tristeza no coração é que alguns dos meus irmãos, e inclusive colegas de ministério, são repreendidos por seus pares por apoiarem a posição oficial da IPB. São taxados abertamente como religiosos, fundamentalistas e obscurantistas. Não tenho dúvidas que essa postura reflete os resquícios da teologia latino-americana protestante e da teologia da libertação católica dos anos 70 e 80. Lamentavelmente um erro no discipulado e na formação teológica pode ser fatal para toda uma geração de crentes. Uma vez abandonados os fundamentos confessionais, era de se esperar lentes mais progressistas fossem assumidas.
Apesar disso, é preciso ter coragem para perseverar na verdade. É preciso manter a serenidade nesse momento e focar no diálogo que compreende a exortação mútua. Nem mesmo os cristãos escapam da tentação de olhar para o Egito. Por isso, mais do que nunca se faz necessário retomar a leitura da Palavra de Deus como lente para leitura do mundo ao nosso redor. Nossa unidade deve pautar na Palavra de Deus. Já é hora de tomar um rumo diferente. Já passou da hora de entender que precisamos de mais discipulado bíblico e menos partidarismo.
No amor de Cristo,
Pr. Macena
terça-feira, 19 de abril de 2016
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Visita ao Projeto Vila Mar.
Esse projeto pertence a Igreja Presbiteriana do Serviluz, pertencente ao Presbitério de Fortaleza do Sínodo do Ceará.
Igreja Presbiteriana de Serviluz.
Defronte a igreja está uma das mais belas paisagens de fortaleza!
Salão de Ballet, onde as meninas do projeto aprendem a dançar.
Essas fotos são das alunas em apresentação.
salas de aula para o apoio didático das crianças e adolescentes.
Quadra de esporte para atividades e lazer.
Defronte a igreja está uma das mais belas paisagens de fortaleza!
Salão de Ballet, onde as meninas do projeto aprendem a dançar.
Essas fotos são das alunas em apresentação.
salas de aula para o apoio didático das crianças e adolescentes.
Quadra de esporte para atividades e lazer.
Visita a Casa de Recuperação Caminhando no Deserto
Estive pela manhã nessa casa de recuperação, que fica no Eusébio, fique muito contente com o convite do meu Ir. Halison, lá tive a oportunidade de conhecer os trabalhos da casa e suas necessidades.
Ir. Halison, Ir. Balbino e o responsável da casa o Ir. Lindemberg.
Amplo terreno para terapia ocupacional, vejam como está bem cuidado!
Ir. Halison, Ir. Balbino e o responsável da casa o Ir. Lindemberg.
Amplo terreno para terapia ocupacional, vejam como está bem cuidado!
domingo, 17 de abril de 2016
Visita ao Presbitério Norte do Ceará
Eu, Antonio Freires Balbino, Presidente da Federação
de UPHs do Presbitério Centro-Oeste do Ceará e o Ir. Eclesiastes da Silva Sampaio,
Membro da UPH de Nova Metrópole, estivemos presente na reunião do Presbitério
Norte na Igreja Presbiteriana da cidade de Sobral (Fui muito bem recebido pelo Rev.
Francisco Laeston Alixandrino Rodrigues e sua esposa, Ana Lúcia do Nascimento,
que preparou uma refeição deliciosa para nós, Deus abençoe aquele casal!), no
dia 16/04 as 14:00hs, onde tive a oportunidade por parte do Presidente o Rev. Manoel
Zico de Souza Domingos, de compartilhar da alegria da possibilidade de criarmos
Juntos, uma Sinodal, mas para isso teria que contar com a colaboração daquele
Presbitério. Então passei a expor meu desejo de ver criadas as federações não
só daquele como também do Presbitério Noroeste, de Pronto fui correspondido por
todos ali presente com apoio e presteza nesse intento, já tendo três UPHs
formadas e o desejo de se criar mais algumas, todos concordaram em fazer no
mais breve tempo possível o arrolamento dessas sociedades internas para
formalizar-se a Federação, fico feliz por ver que estamos caminhando juntos
como federados q1ue somos em prol do crescimento do reino do Nosso Senhor e
Salvador Jesus o Cristo. Peço a Deus que me dê sabedoria para ajudar meus
irmãos de cada igreja local a entenderem a dimensão do trabalho masculino, a importância
que é pertencer a uma sociedade interna e está federado.
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