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Quem somos? Somos Cristãos, calvinistas e bíblicos. Fazemos coro com aqueles que olham com reserva para as novidades surgidas principalmente entre os neo-pentecostais que têm deturpado os ensinamentos bíblicos reformados com a inclusão da filosofia humanista da confissão positiva, a rarefação da soberania de Deus com as orações de decreto, a ousadia da teologia da prosperidade que institui o comércio da fé, a afronta à doutrina da graça com o estabelecimento do mérito humano através de rituais e correntes, a retirada do sermão como centralidade do culto transformando-o num programa de entretenimento, a quebra contínua de maldições de quem já recebeu a graça da cruz, a supremacia dos sentidos e das emoções em detrimento da ética cristã, a ausência de boa hermenêutica na leitura e entendimento do sagrado livro entre outras questões. Nossa confissão de fé é o Catecismo Maior e o Breve de Westminster.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

A ASSEIDADE DE DEUS

"Herman Hoeksema"

"A asseidade de Deus, também chamada de sua independência, é aquela virtude de Deus de acordo com a qual ele existe de e por si mesmo, tendo o fundamento e fonte eterna de seu ser em si mesmo, não sendo causado ou dependente de nenhum ser fora de si, e sendo, portanto, o ser absoluto e puro, que é também perfeitamente auto-suficiente, e que não precisa de nenhum ser fora de si." Nessa virtude ele é totalmente diferente da criatura, pois é o criador, e, portanto, o Soberano, o Senhor, o Senhor de todos, de quem, através de quem, e para quem são todas as coisas. Ele "é"; a criatura existe. Essa asseidade ou independência é verdadeira de Deus em toda a sua adorável essência, natureza, virtudes ev v vida. Em todas as suas virtudes ele é de si mesmo, o Absoluto. Em sua essência ele é o Eu Sou o que Sou (Ex. 3:14). Ele tem vida em si mesmo (João 5:26). Ele é independente em seu conselho, mente e vontade (Sl. 33:11; Is. 40:13; Is. 46:10; Rm. 11:34-36). Ele é o Senhor dos céus e terra, que não é servido por mãos de homens, como se de alguma coisa precisasse (Atos 17:25). Ele é o criador não-causado dos céus e terra, o Senhor absoluto, que tem dentro de si o poder e a prerrogativa de governar todas as coisas de acordo com o conselho e propósito de sua vontade (Ef. 1:5, 11).
*Fonte*: "Reformed Dogmatics", Herman Hoeksema, Reformed Free Publishing Association, vol. 1, p. 101.

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