Papo Cabeça

BOAS-VINDAS

E UM PRIVILEGIO TE-LO ACESSANDO NOSSO BLOG, SAIBA QUE ELE E FEITO PENSANDO EM VOCE, EM COMO AJUDA-LO. TODOS NOS PRECISAMOS DE AJUDA, SEJA, MATERIAL, FISICA, PSICOLOGICA OU ESPIRITUAL. MEU OBJETIVO E LEVAR SUPORTE DENTRO DA PALAVRA DE DEUS PARA QUE VOCE, PREZADO AMIGO E IRMÃO, TENHA AS CONDIÇÕES NECESSARIAS PARA ENFRENTAR AS SUAS TRIBULAÇÕES PESSOAIS. SEJA BEM-VINDO E QUE DEUS TE ABENÇOE.

AVISOS IMPORTANTES

Minha foto
Caucaia, Ceara, Brazil
Quem somos? Somos Cristãos, calvinistas e bíblicos. Fazemos coro com aqueles que olham com reserva para as novidades surgidas principalmente entre os neo-pentecostais que têm deturpado os ensinamentos bíblicos reformados com a inclusão da filosofia humanista da confissão positiva, a rarefação da soberania de Deus com as orações de decreto, a ousadia da teologia da prosperidade que institui o comércio da fé, a afronta à doutrina da graça com o estabelecimento do mérito humano através de rituais e correntes, a retirada do sermão como centralidade do culto transformando-o num programa de entretenimento, a quebra contínua de maldições de quem já recebeu a graça da cruz, a supremacia dos sentidos e das emoções em detrimento da ética cristã, a ausência de boa hermenêutica na leitura e entendimento do sagrado livro entre outras questões. Nossa confissão de fé é o Catecismo Maior e o Breve de Westminster.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

MENOS PARTIDARISMO E MAIS DISCIPULADO BÍBLICO.

A Igreja Presbiteriana do Brasil, desde 1964 possui um lastro de resoluções que reiteram a posição oficial da igreja contrária ao comunismo. Apesar da clareza da igreja, assumi uma postura de tolerância e respeito, sobretudo com os meus irmãos, que por uma falha no discipulado na igreja local e na formação teológica ministerial não conseguem ver a incompatibilidade da visão de mundo cristã com os projetos políticos que levam em conta a estrutura de mundo do marxismo.

Contudo, o que me dá mais tristeza no coração é que alguns dos meus irmãos, e inclusive colegas de ministério, são repreendidos por seus pares por apoiarem a posição oficial da IPB. São taxados abertamente como religiosos, fundamentalistas e obscurantistas. Não tenho dúvidas que essa postura reflete os resquícios da teologia latino-americana protestante e da teologia da libertação católica dos anos 70 e 80. Lamentavelmente um erro no discipulado e na formação teológica pode ser fatal para toda uma geração de crentes. Uma vez abandonados os fundamentos confessionais, era de se esperar lentes mais progressistas fossem assumidas.

Apesar disso, é preciso ter coragem para perseverar na verdade. É preciso manter a serenidade nesse momento e focar no diálogo que compreende a exortação mútua. Nem mesmo os cristãos escapam da tentação de olhar para o Egito. Por isso, mais do que nunca se faz necessário retomar a leitura da Palavra de Deus como lente para leitura do mundo ao nosso redor. Nossa unidade deve pautar na Palavra de Deus. Já é hora de tomar um rumo diferente. Já passou da hora de entender que precisamos de mais discipulado bíblico e menos partidarismo.

No amor de Cristo,

Pr. Macena